domingo, 16 de agosto de 2009

1930 - RÁDIO, NOEL E MUITA TINTA

Depois de uma leitura aprofundada da página 22, responda as questões:

1- Em 1932, o Brasil vivia um momento de ditadura política. Nessa ocasião, o presidente Getúlio Vargas autorizou as estações de rádio a inserirem propagandas comerciais em sua programação. Quais foram as consequências?

2- Com essa medida, que classe foi favorecida? Por que?

3- O nome mais expressivo no início da era do rádio era o de Noel Rosa, faça uma breve pesquisa sobre esse artista e diga porque ele mereceu tanto destaque.

Pessoal, essa discussão se encerra dia 22/08, lembrando que suas resposta serão avaliadas pela sua qualidade.
Qualquer dúvida, entrem em contato!
Abraços
Silvanna

4 comentários:

  1. 1-As consequencias foram que apartir dessa medida a publicidade passou a possibilitar maiores investimentos nesse veiculo de comunicação.Foi o inicio dos programas de radio das radionovelas e grande crescimento das peças comercias, do show business,MPB entrou na sua fase de ouro.

    2-A classe favorecida foi os tecnicos,cantores,instrumentistas ,apresentadores e produtores, ou seja , as pessoas mais pobres viam na carreira artistica o sucesso.

    3-Noel Rosa nasceu na classe media no bairro Vila isabel ni RJ conheceu o sucesso e morreu aos 27 anos de tuberculose.Noel Rosa noa foi um cantor propriamente de radio,mas,sim, das rodas da boemia e do samba.


    Noel Rosa
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    Noel Rosa

    Noel Rosa e seu violão
    Informação geral
    Nome completo Noel de Medeiros Rosa
    Data de nascimento 11 de dezembro de 1910
    Origem Rio de Janeiro, RJ
    País Brasil Brasil
    Data de morte 4 de Maio de 1937 (26 anos)
    Gêneros Samba
    Afiliações Aracy de Almeida
    Francisco Alves
    Ismael Silva
    Vadico

    Noel de Medeiros Rosa (Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil.[1] Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro no "asfalto", ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época - fato de grande importância, não só o samba, mas a história da música popular brasileira.[2][3]

    Silvanna espero que tenha atendido a proposta...

    BeeeijOO°

    ResponderExcluir
  2. Para Odaiana...
    parabéns peo interesse e deicação, pode ter certeza que esse conhecimento adquirido vai enriquecer muito sua vida!!!! Continue assim!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. 1-As consequencias foram que apartir dai a publicidade passou a possibilitar maiores investimentos nesse veiculo de comunicaçao.

    2-Foi a classe artistica.

    3-Primeiro filho de seu Manoel e dona Marta de Medeiros Rosa, Noel veio ao mundo em 11 de dezembro de 1910, no Rio de Janeiro, RJ, em parto difícil - para não perderem mãe e filho, os médicos usaram o fórceps para ajudar, o que acabou causando-lhe a lesão no queixo, que o acompanhou por toda a vida. aprendeu a tocar bandolim com sua mãe - era quando se sentia mais importante, lá no Colégio São Bento. Sentava-se para tocar, e todos os meninos e meninas paravam para ouvi-lo extasiados. Com o tempo, adotou o instrumento que seu pai tocava, o violão. Magro e debilitado desde muito cedo, dona Marta vivia preocupada com o filho, pedindo-lhe que não se demorasse na rua e que voltasse cedo para casa. Sabendo, certa vez, que Noel iria à uma festa em um sábado, escondeu todas as suas roupas. Quando seus amigos chegaram para apanhá-lo, Noel grita, de seu quarto: "Com que roupa?" - no mesmo instante a inspiração para seu primeiro grande sucesso, gravado para o carnaval de 1931, onde vendeu 15000 discos!
    Noel era tímido e recatado, tinha vergonha da marca que trazia no rosto, evitava comer em público por causa do defeito e só relaxava bebendo ou compondo. Sem dinheiro, vivia às custas de poucos trocados que recebia de suas composições e do auxílio de sua mãe. Mas tudo que ganhava era gasto com a boemia, com as mulheres e com a bebida. Isso acelerou um processo crônico pulmonar que acabou em tuberculose. Noel morreu no Rio de Janeiro, em 04 de maio de 1937, aos 26 anos, vitimado pela doença.



    L.u.I.s.I.m

    ResponderExcluir
  4. Parabéns aos que participaram!!!
    Devido à problemas com meu pc não pude postar o assunto da semana, e para não complicar muito, resolvi não postar. Então fica pra semana que vem, lembrando que ela valerá 1 ponto!
    Até mais!
    Professora Silvanna

    ResponderExcluir