segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Cinema - Novo

Essa semana falaremos sobre cinema nacional, e para isso é importante que vocês leia a página 23 da apostila do 3º bimestre de Artes!
Depois de uma boa leitura, vocês deverão escolher um filme nacional e assistí-lo, registrando aqui suas impressões sobre o filme, comentem o que achou, o que gostou, ou o que não gostou e justifique a escolha do genero, tentem ser o mais sinceros possível, elaborando um texto de vocês mesmos!!!!

Qualquer dúvida, já sabem onde me encontrar, e para uma ajuda extra, estarei on line durante a noite (das 20 até as 23h) a semana toda (silvannadelari@hotmail.com).

Essa discussão se encerra no dia 12/10!

sugestões:























são filmes que assisti e gostei muito, mas não precisa ser necessariamente esses, e nem tampouco o genero, mas fica ai a sugestão.
eu tenho o filme Se eu fosse vc 2, se alguém quiser emprestado.

16 comentários:

  1. Oi gente bonita do nono ano!!!!!
    olha, na apostila de vcs, na página 23, tem algumas sugestões de filmes, inclusive alguns que falam da ditadura, se alguém se interessar, seria muito bom pra vcs!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  2. aaa, voc flou pra assistir um fiilme destes
    ee ja vii a um tempo: ' O auto da compadecida '
    ele ée óotimo ! *-*

    riii mto vendo este fiilme,
    as histórias de joão grilo e do selton mello ( eskeci o nome do personagem dele )

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Para Sammy...
    que bom que vc já assistiu, mas gostaria que vc assistisse outro para interagir conosco aqui no blog, esses filmes que passei são apenas sugestões, existem outros tb que são muito bons, tipo Cidade de Deus, Carandiru e um mais antigo com a Fernanda Montenegro, Central do Brasil!

    Concordo com vc, o Alto da Compadecida é muito bom mesmo, mas queria uma observação mais elaborada, só "que ele é ótimo" é muito sugestivo....

    larga de preguiça e vamos assistir filme nacional!!!! Isso vale para a sala toda!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. RECADO IMPORTANTE:

    Está rolando um teatro hoje lá na igreja e São Sebastião, a peça é 2 perdidos numa noite suja, não assisti, mas parece que é muito bom, tem uma sessão as 20h, mas parece que tem outras durante a tarde, procurem saber, vale a pena.

    lembre-se que teatro tb é Arte!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Bom infelizmente destes eu só assisti o alto da comparecida, qe por sinal passou na globo algumas semanas atraz (sessao da tarde- velho pacas HAHA). mas enfim, este filme de comedia, conta a istoria de um pobre nordestino pecador, que morre e ao chegar no céu, causa um tumulto e consequentemente uma 'discussao' entre Deus e o diabo (como quizerem). Já assisti outros tambem, como Tropa de elite - um dos melhores e mais conssagrados filmes brasileiros-, Crandiru, muito bom, Lisbéla i o Prisioneiro... entre outros.
    Por tanto, percebe-se claramente qi o cinema nacional está em grande e constante evoluçao.

    ResponderExcluir
  6. Apesar de "velho", O Alto da Compadecida se tornou um marco na reviravolta do cinema brasileiro, e conta com artistas muito, mas muito bons mesmo, faz de uma história miserável, uma comédia e apesar da situação dos pobres nordestinos serem das piores possíveis, eles levam a vida por um lado bom, que se paramos para pensar é o que todos nós brasileiros fazemos no dia a dia...
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Uhul, Sil, já assisti e já ouvi flar muito so o Filme Cidade de Deus, uma ótima escolha para ter acesso á verdadeira historia de pessoas que possuem praticamente nada e continuam sendo ótimas pessoas msmo assim e aquelas q não se contentando com o pouco que tem acabam ingressando na vida do crime.
    Ador filmes desse estilo meio que drama porque fazem eu ver a vida po outro lado. E isso meche muito comigo.
    Beijo, Povão da minha sala assistam por favor a esse filme .
    é uma boa lição de moral, que tenho certeza que iria melhorar cada todos nós como pessoas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Para Tati...
    cidade de Deus é um filme muito bom mesmo, nos mostra uma realidade bem diferente da nossa, mas muito comum em certos lugares, outro q segue a mesma linha é Carandiru, pra quem ainda não assistiu, vale a apena conferir!!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  9. VALE A PENA ASSISTIR....

    O que é isso compaheiro?

    "...em 1964, um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 68 o Ato Constitucional nº5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período, muitos estudantes abraçaram a luta armada e entrando na clandestinidade, e em 69, militantes do MR-8 elaboraram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura"...

    baseado no livro de Fernando Gabera, esse filme nos mostra um pouco da história da ditadura. Mas aí vcs me perguntam, o q tem haver ditadura com Artes??? TUDO, entendendo o que aconteceu na história, vcs começam a entender os artistas da época!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  10. VOCÊS JÁ OUVIRAM FALAR EM FERNANDO GABEIRA???

    É conhecido pela sua atuação no Partido Verde (do qual é membro-fundador), defendendo posições polêmicas em questões consideradas como tabus na cultura política brasileira (como a profissionalização da prostituição e a descriminalização da maconha). Como esquerdista histórico, esteve em diversas vezes alternando-se como membro do PV e o PT, candidatando-se ora pelo primeiro, ora pelo segundo, em diversas eleições.

    É também conhecido por ter participado da luta armada contra o Regime Militar de 1964. Juntamente com o MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro), que tentava instaurar o comunismo no Brasil, participou do seqüestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick às vésperas do 7 de setembro de 1969, episódio registrado em seu livro O Que É Isso, Companheiro?, de 1979. O seqüestro ocorreu como forma de pressionar o regime militar a libertar 15 políticos esquerdistas, então presos por motivos políticos. De fato, tais presos foram libertos e exilados, apesar dos envolvidos no seqüestro terem sido presos algum tempo depois.

    Fernando Gabeira esteve exilado entre 1970 e 1979, Em dez anos de exílio, esteve em vários países, entre eles Chile, Suécia e Itália. Na Suécia, país onde viveu a maior parte de seu exílio, estudou Antropologia na Universidade de Estocolmo e exerceu da profissão de reporter até a função de condutor de metrô, em Estocolmo. Voltou ao Brasil, em 1979, com a Lei da Anistia. Passou então a atuar como jornalista e escritor, defendendo o fim do Regime Militar. Após 1985, apoia a causa dos direitos das minorias e do meio-ambiente.

    É o pai da surfista Maya Gabeira.

    Fonte: Wikipedia

    ResponderExcluir
  11. O que é isso companeiro foi inspirado em uma história real, onde um grupo de militantes sequestra o embaixador dos EUA, onde pedem a liberdade de 15 presos políticos, Flávio Tavares foi um desses 15...

    Memórias do esquecimento
    Flávio Tavares

    A memória transformada em palavra. Memórias do esquecimento, do jornalista Flávio Tavares, reconstrói, no tempo e no espaço, os bastidores da luta armada no Brasil contra os militares, a deposição do presidente João Goulart e a tortura sofrida nos porões da ditadura. O jornalista integrou o grupo dos 15 prisioneiros políticos libertados em troca do embaixador americano, Charles Elbrick, seqüestrado pela guerrilha urbana em 1969.

    “O meu livro é um testemunho, não uma invenção. Conto de uma época dura, das prisões, da tortura e da morte, mas sem rancor nem ódio”, explica Tavares. O autor não segue a cronologia dos fatos, mas a espontaneidade das suas recordações. A linguagem expõe sensações e idéias amadurecidas durante trinta anos, mas redigidas em apenas seis meses. “Foi a pessoa sofrida que escreveu, o jornalista só entrou com o estilo e a técnica do bem escrever”, afirma. No meio do horror das prisões aparecem humor e ironia, paixão e erotismo. Nada escapa à sua crítica: a guerrilha, a imprensa, os companheiros de militância, os militares e políticos. Analisa a sua própria conduta e aponta erros cometidos em nome da “causa” transformada em obsessão.


    Li este livros há uns 10 anos, vale a pena!!!!

    abraços

    ResponderExcluir
  12. Bem eu assisti "Meu nome não é Jonny" tipo achei muito bom e fala do cotidiano de jovens que entram no mundo das drogas além de ser uma história real!

    ResponderExcluir
  13. ' Siil *-*
    eu ja assisti alguns filmes brasileiros, de comédia.
    gosto demais desse tipo de filme.
    vale a pena assistir ' a mulher invisível' e 'divã'. ri muito \õ

    ResponderExcluir
  14. '


    woww...assisti muiitos filmes brasileiros...


    esses aii sao muiito legais..o alto da compadecida..puta...ri muiito com esse filme...oakopsakopa



    os dois 'Se eu fosse vc"..muiito bons

    tambem gosteii de "carandiru" e Tropa De Elite'

    axo q é issu..




    Abrass'S

    ResponderExcluir
  15. Bom, hoje encerramos mais uma discussão!!
    E o que eu quero dizer pra vocês, é que
    informação nunca é demais, então sempre que tiverem oportunidade, assistam bons filmes, leiam bons livros e usem a internet como meio de aprendizagem!!!! Vocês só têm a ganhar!!!!
    Abraços
    Silvanna Delari

    ResponderExcluir