segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Esculturas



A invenção da escultura
30000 - 20000 a.C.

A Vênus de Willendorf é a imagem mais antiga já encontrada de uma manifestação artística produzida pelo ser humano.
É o ponto de partida para a ideia de comunicação, de transmissão de conhecimentos, de estabelecimento e continuidade da cultura.
Muitos estudiosos acreditam que, por meio dessa arte, os artistas da Pré-História pretendiam entender, controlar e transformar a natureza.
A forma da escultura da Vênus nos leva a acreditar que eles pretendiam atribuir a ela um caráter mágico, como um fetiche de fertilidade. Isso fica evidenciado pelos grandes seios e pelo ventre avantajado, símbolos da criação da vida ou procriação humana.
Fonte: apostila do 9º ano, 4º bimestre, Positivo.

Você imagina como o escultor da Pré-História realizou a obra ao lado? Quais ferramentas ele deve ter desenvolvido para realizá-la?

Atividade: pesquise em livros, revistas ou sites especializados, informações que respondam essa questão. Pesquise também uma outra escultura (de outro material, outra época) e registre aqui as informações e curiosidades sobre ela!!!

Qualquer dúvida, é só me procurarem!!!
Essa discussão se encerra no dia 13/11. Não deixem de participar.


11 comentários:

  1. GALVÃO ME FILMA, EU TO NA GLOBO -parei
    Vo falar dessa estátua aa tal Vênus, que por sinal é uma linda estátua, seus traços são firmes, como o sa vulva, seios e barrigada. Bom, vaamos as perguuntas:

    ~> Você imagina como o escultos da Pré-História realizou a obra ao lado?! Quais ferramentas ele deve ter desenvolvido para realizá-la?!

    Reposta: Deve ter sido um tipo de equipamento BEEM ultrapassado, que se hoje fossesmos usar naum valeria pra nada, a pessoa que a esculpiu deve ter sido com algum tipo de lança, e outras coisinha básicas.

    Boom, por hoje eeé só

    Beeiiijo para todo MUUNDO -até pra Globo shaushau

    Beijo tchau

    ResponderExcluir
  2. Sil, eu naum curti muuito essa estátua naum, ela me dá um jeito esquisito, seii lá, eu ri demais qndo a vi shaushaushauhs -é seério =)

    ResponderExcluir
  3. Para Fábia...
    esteticamente falando, essa escultura não é a das mais bonitas mesmo, mas ela é um marco para história das esculturas, a mais antiga de que se tem registro.
    Procure imagens de outras esculturas e te nte compará-las, a Venus de Milo por exemplo...
    pesquise e depois me diga o que achou!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Você imagina como o escultor da Pré-História realizou a obra ao lado? Quais ferramentas ele deve ter desenvolvido para realizá-la?


    como a fabia falou ele deve ter utilizado algum tipo de lança ou pedaços de pedra... enfim , deve ter demorado muito tempo , pois os equipamentos que ele tinha a sua desposição deviam ser bem atrazados...

    ResponderExcluir
  5. Para Marco...
    ok, é um ponto de vista interessante, e hoje, como podemos realizar uma escultura??? Que materiais utilizar???
    abraços

    ResponderExcluir
  6. bem

    Em 1990, após uma revisão da análise estratigráfica deste sítio arqueológico, estimou-se que tivesse sido esculpida há 22000 ou 24000 anos. Pouco se sabe sobre a origem, método de criação e significado cultural.

    A Vénus não pretende ser um retrato realista, mas uma idealização da figura feminina. A vulva, seios e barriga são extremamente volumosos, de onde se infere que tenha uma relação forte com o conceito da fertilidade. Os braços, muito frágeis e quase imperceptíveis, dobram-se sobre os seios e não têm uma face visível, sendo a cabeça coberta do que podem ser rolos de tranças, um tipo de penteado ou mesmo vários olhos.

    eh isu nee

    fuiii

    ResponderExcluir
  7. Para Plinio..

    estou muito satisfeita com sua pesquisa, mas gostaria muito de saber a sua opinião sobre essa e várias outras esculturas!!!!
    e não se esqueça da próxima vez citar sua fonte de pesquisa!!!

    ResponderExcluir
  8. Para todos, estou feliz com os alunos que participaram, e para quem não participou o que posso dizer??? Bom, as oportunidades estão aí, aproveitem se quiserem!!!! Pensem nisso...
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Essas obras de arte, são lindas , não dá pra imaginar como alguem faz coisas assim!
    NA pre históra sem eqipamentos tecnológicos artistas se viravam e faziam coisas inpossiveis!
    meio atrasado descupa ein...
    uhuhauhuhasuhasua

    ResponderExcluir
  10. Siil..Demooreei maiis chegueei..!
    Intaao..eu acho kii eli deve ter usado como a fabia disse algo bastante ultrapassado...mas kii para a epoca era muuitoo... na mooda..!
    Penso kii ele deve ter usado alguma coisa em forma di uma conxa...ou qlq coisa parecia...Deve ter usado tbm uma espatula..!
    Boom Silvanna..acho kii eah isso!
    BeeijO!♥*

    ResponderExcluir
  11. Sil eu acho essa Venus muito feia mas pensando pelo lado historico ela contribuiu muito pois foi através dela que puderam desvendar os mistérios do passado e o motivo dos desenhos e esculturas.

    ResponderExcluir