domingo, 15 de novembro de 2009

Esse caminho que eu mesmo escolhi...

GAUDI, Antonio. Igreja Expiatória da Sagrada Família. 1884 - presente.

Antonio Gaudi
Arquiteto catalão, artista e designer.
Ele viveu durante o Modernismo,
movimento que se expressou
em todas as artes e que tem
correspondência com a Art Nouveau
na França. Gaudi executou a maioria
de suas obras na cidade de Barcelona
e grande parte de seus projetos nunca
se realizou.
Esse artista tinha 31 anos, em março
de 1883, quando lhe propuseram se
encarregar das obras do Templo da
Sagrada Família, em Barcelona. Ele
Transformou imediatamente o projeto
original, considerado demasiado
conservador para o pensamento
estético de seu tempo.

ATIVIDADE DA SEMANA:

Depois de saber um pouco mais de Gaudi, esse mestre da arquitetura moderna, vocês deverão observar as obras abaixo e pesquisar um pouco sobre seus autores e dizer em breves palavras, caminhos percorridos por esse artista para desenvolver seu estilo. Usem como fontes bibliograficas, livros, revistas ou sites especializados.

Essa discussão se encerra no dia 20/11.



Para pensar mais sobre os caminhos percorridos por artistas, e de repente tentar entendê-los, ouçam a música Maluco Beleza de Raul Seixas! Disponível em: http://www.youtube.com
/watch?v=sP4mhUZoPyk



Obras do Artista Nuno Ramos

17 comentários:

  1. Maluco Beleza
    Raul Seixas
    Composição: Cláudio Roberto / Raul Seixas

    Enquanto você
    Se esforça pra ser
    Um sujeito normal
    E fazer tudo igual...

    Eu do meu lado
    Aprendendo a ser louco
    Maluco total
    Na loucura real...

    Controlando
    A minha maluquez
    Misturada
    Com minha lucidez...

    Vou ficar
    Ficar com certeza
    Maluco beleza
    Eu vou ficar
    Ficar com certeza
    Maluco beleza...

    E esse caminho
    Que eu mesmo escolhi
    É tão fácil seguir
    Por não ter onde ir...

    Controlando
    A minha maluquez
    Misturada
    Com minha lucidez
    Eeeeeeeeuu!...
    Controlando
    A minha maluquez
    Misturada
    Com minha lucidez

    Vou ficar
    Ficar com certeza
    Maluco beleza
    Eu vou ficar
    Ficar com certeza
    Maluco beleza
    Eu vou ficar
    Ficar com toda certeza
    Maluco, maluco beleza...

    ResponderExcluir
  2. É significativo o uso q esses trabalhos fazem do organico. Que a obra se asemelhe a um organismo é tradicionalmente, é a garantia de uma mediação entre nós e os objetos inanimados. Injetando vida nas pedras e nos pigmentos, a arte é testemunha q um contato com o mundo é possivel

    ResponderExcluir
  3. Oiiii cara de boi -parei
    Estou aqui mais uma vez pra postar no blog -é o ultimo do ano?
    Antes de tudo queria dizer que o blog foi uma das melhores coisas que vsê Silvana inventou, porque ai sim ficamos mais perto das obras e tals.
    Vou falar um pouco dessas quatro obras e compará-las com a musica do Raul Seixas.
    Nuno diz que as coisas falam, ou seja, ele vive em um mundo surreal da arte, igual o Raul Seixas que cita na musica "Maluco total".
    Bom é isno ae.
    Bgs bgs :* ♥_♥
    até maais mermão

    ResponderExcluir
  4. Para Gui...
    essas palavras traduzem o sentimento de Nuno Ramos em suas obras, e que cada um escolhe sua maneira de entrar em contato com o mundo!!!! E por que não a Arte!!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  5. ai so, noi tem a mio eficiencia do mundo, né não?

    A arte de Nuno nos diz que as coisas não falam. Da fenda entre as coisas e os significados, suas obras brotam como uma erupção vulcânica. Expõem o lado amorfo, magmático do mundo -sua face escondida.

    É significativo o uso que esses trabalhos fazem do orgânico. Que a obra se assemelhe a um organismo é, tradicionalmente, a garantia de uma mediação entre nós e os objetos inanimados. Injetando vida nas pedras e nos pigmentos, a arte testemunha que um contato com o mundo é possível.

    As obras de Nuno também têm vida, mas é uma vida completamente alheia. Instalam-se entre nós e o mundo, e se desenvolvem segundo uma lógica própria, que não podemos mais controlar. São seres, mas não se parecem conosco. No entanto, sem essa estranheza radical, seríamos projetados no vazio pela força centrífuga de uma produção de informações sempre mais acelerada e sempre mais inconsistente. O silêncio da matéria morta, desespiritualizada, nos mantém em órbita. Cabe a nós preservá-lo.

    by: ppppppppp0

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Minha opinião é que arte se faz com qualquer coisa e em quaquer lugar, mas depende da inspiração, da proposta ou de uma crítica.
    Em toda a sua carreira, o destaca o “fazer” e a interrogação sobre o papel e o limite da arte, cuja atitude reflete inquietações pessoais e necessidade de renovação da pintura. Para tanto, o artista utiliza diversas técnicas para problematizar a invenção nas artes como o gesto por agregação, justaposição de diversos materiais, conjecturas das unidades na obra e contrastes pelas cores. O resultado é um trabalho permeado por idéia de cosmo, ou seja, indistinção entre linguagem, matéria, indivíduo e mundo, deste modo, a sua observação nunca se fecha em um dado instante.

    A proposta final do artista é buscar percepção estética com a sensibilidade do público. Nuno Ramos não costuma colocar título nas obras, se ele existe é porque é de suma importância para o expectador fazer jogos de signos e significantes. Ele requer intuição por parte do público, o qual não precisa entender, somente pressentir a linguagem codificada de suas obras. Neste processo, a harmonia é difícil de ser achada, pois os olhos se deparam com densas camadas de materiais que soltas no espaço invadem a vida do espectador.

    ResponderExcluir
  8. pelo oq achei aki na net, o mais interesaante, e q eo acho q reponde oq voc qer é isto :

    :D

    Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica (refletindo o revivalismo do século XIX) e da arquitetura catalã tradicional. Nos primeiros anos de sua carreira, Gaudí foi fortemente influenciado pelo arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc, responsável em seu país por promover o retorno às formas góticas da arquitetura.

    Com o tempo, entretanto, passou a adotar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família possuem um poder quase alucinatório.

    Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade (Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias). Também se utilizou da técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste de usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.

    ResponderExcluir
  9. opaa..olha sil pelo q eu pesquiseii axo q eh issu..




    Uma primeira fase que se pode identificar na arquitectura de Gaudí poderá ser chamada de “mourisca” uma vez que o arquitecto buscou inspiração naquele tipo de construções: as formas, as cores, os materiais, tudo aponta na mesma direcção.

    Outra fase importante da obra de Gaudí foi aquela que decorreu sob o mecenato de Güell. Este rico habitante de Barcelona era o retrato do industrial bem sucedido. A sua casa estava aberta aos artistas e Gaudí foi também acolhido e aí contactou com a chamada “Arte Nova”, que viria a usar mais tarde. As encomendas de Güell a Gaudí montam a cinco obras de arquietctura.

    Uma outra fase identificável na obra de Gaudí é o que se pode classificar de período “gótico”. Gaudí utilizará os princípios deste estilo, bem como algumas das suas formas mais típicas; no entanto o gótico em Gaudí manifestar-se-á também em inovações ousadas, como são, por exemplo, os seus arcos parabólicos.

    Já arquitecto de créditos firmados, Gaudí buscou um estilo próprio e se quisermos citar exemplos desse estilo as casas Batló e Milá serão certamente as que nos acudirão ao espírito. De tal forma ousadas eram essas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de as alcunhar e de as considerar quase aberrantes. A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, o templo expiatório da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e em que trabalhou aturadamente nos seus últimos 12 anos de existência. Está em curso um movimento em prol da beatificação de Gaudí pela Igreja Católica, promovido desde 1992 por uma associação secular.

    esse é o estilo de gaudi


    Abrasso

    By:L.u.I.s.I.m ~● ॐ

    ResponderExcluir
  10. Para Fábia...
    Que bom que vc curtiu a ideia do blog, ele foi feito com muito carinho especialmente pra vcs, mas não seria nem a metade do que se não fosse a participação de vcs!!! E este é o penultimo do ano....

    e só pra completar o pensamenro de Raul: ...loucura total, mas loucura real...

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Para Plinio...
    será mesmo que a arte não fala??? pode até não falar como nós, mas que ela tem uma linguagem própria, isso ela tem, e o que podemos fazer para entender essa linguagem????
    t+....

    ResponderExcluir
  12. Para Pedro...
    e você, onde faria a sua arte? que material usaria? o que faria que ninguém ainda fez?
    pense nisso....
    t+....

    ResponderExcluir
  13. Para Sammy...
    Falando de Gaudi e Nuno Ramos, percebemos que são artistas inovadores, cada um no seu tempo... o que vc acha que um artista precisa fazer pra ser tão inovador???
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Para Luis Fernando e todos...
    as pesquisas que vocês fizeram ficaram muito boas mesmos, e se vcs realmete leram e entederam , ótimo, muito bom mesmo... mas vou deixar 2 dicas:
    sempre q vcs fizerem esse tipo de pesquisa, não deixem de cocluir com a opinião pessoal de vcs, e lembrem-se de sempre citar as fontes de pesquisas...
    De resto estou muito satisfeita com o empeho de vcs!!!!
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Desculpe o atraso de encerramento desta discussão, mas tive algus cotratempos...
    Mas de maeira geral estou muito satisfeita este Blog, podemos dizer que alcancei uns 80% do meu objetivo com vocês!!!
    estamos caminhado para a última discussão do ano!!!! Não deixem de participar!!!
    Abraços
    Silvana

    ResponderExcluir
  16. Siilll..Too muuito atrazada...maais soah hooje kii meu blogg resolveu postar..Desculpas miil pelo atrazoo..
    Maas pesquisei..e oque eu encontreei foi..

    Uma primeira fase que se pode identificar na arquitectura de Gaudí poderá ser chamada de “mourisca” uma vez que o arquitecto buscou inspiração naquele tipo de construções: as formas, as cores, os materiais, tudo aponta na mesma direcção.

    Outra fase importante da obra de Gaudí foi aquela que decorreu sob o mecenato de Güell. Este rico habitante de Barcelona era o retrato do industrial bem sucedido. A sua casa estava aberta aos artistas e Gaudí foi também acolhido e aí contactou com a chamada “Arte Nova”, que viria a usar mais tarde. As encomendas de Güell a Gaudí montam a cinco obras de arquietctura.

    Uma outra fase identificável na obra de Gaudí é o que se pode classificar de período “gótico”. Gaudí utilizará os princípios deste estilo, bem como algumas das suas formas mais típicas; no entanto o gótico em Gaudí manifestar-se-á também em inovações ousadas, como são, por exemplo, os seus arcos parabólicos.

    Já arquitecto de créditos firmados, Gaudí buscou um estilo próprio e se quisermos citar exemplos desse estilo as casas Batló e Milá serão certamente as que nos acudirão ao espírito. De tal forma ousadas eram essas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de as alcunhar e de as considerar quase aberrantes. A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, o templo expiatório da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e em que trabalhou aturadamente nos seus últimos 12 anos de existência. Está em curso um movimento em prol da beatificação de Gaudí pela Igreja Católica, promovido desde 1992 por uma associação secular.


    Silvanna...naao sei se era beem isso kii vooce pidiu...fikei meio em duvida..!

    BeeijO!♥*

    ResponderExcluir
  17. A eu acho que a obra fla sim e também influencia, pois qdo olhamos essas obras parece que elas nos diz algo e imediatamente queremos tomar uma atitude cria uma vontade de ser livre de reflexão, não só esa como todas as obras de arte.

    Porém essas duas se assemelham nisso
    apenas são feitas em tempos diferentes por isso pensamos que existe algo muito distante entre uma e outra sendo que a única coisa existente que distância é o tempo.

    By:Octávio

    ResponderExcluir