A ARTE GÓTICA FOI ASSIM...
A arte gótica foi inteiramente voltada para temas ligados a Deus (teocentrismo).
Nesse estilo, não havia preocupação alguma com a representação do espaço, do ambiente, da profundidade e dos volumes. Tudo girava em torno da figura e do seu papel na cena representada. Na pintura, predominavam cenas religiosas, voltadas para a admiração e contemplação dos féis.
Na arquitetura das magníficas catedrais, destacam-se as amplas naves principai, com paredes cobertas de vitrais, também voltados à comtemplação dos fiéis.
Nesse período da arte, a técnica da pespectiva (desenho em profundidade) ainda não era de domínio dos artistas. Isso somente veio a acontecer no Renascimento. Observe as imagens como não há a sensação de espaço real, as figuras parecem ter sido retiradas de algum lugar e coladas umas sobre as outras...
Depois de vocês conhecerem um pouco sobre a arte Gótica, vocês irão fazer algumas pesquisas sobre o que é e qual foi sua importância para a arte gótica de :
1 - Afresco
2- Retábulo
3- Iluminura
4- Vitral
Lembrem-se de expressar o que vocês realmente concluiram...
Vocês terão até dia 05/03 para postarem.
Abraços
Silvanna Delari
A arte gótica surgiu nas proximidades de Paris, em uma região chamada Ílede-France, como um resultado da ascensão da burguesia comercial e pelo desenvolvimento de novas técnicas de produção.
ResponderExcluir-Afresco (português brasileiro) ou fresco (português europeu) é o nome dado a uma obra pictórica feita sobre parede, com base de gesso ou argamassa. Assume frequentemente a forma de mural.
Retábulo (do espanhol retablo) é uma construção de madeira, de mármore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo.
-Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais.
Os vitrais são elementos arquitectónicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos. .
Silvana eu pesquisei todos os topicos na wikipedia ,
um abraço
Oi silvanna!
ResponderExcluirA palavra afresco é empregada, muitas vezes, para designar a pintura mural em geral. Do italiano "buona fresco", pintura mural mais antiga e resistente da história da arte, que representa para a pintura contemporânea, o que representa o latim para as línguas neolatinas. Trata-se de uma pintura com pigmentos à base de água, feita sobre argamassa ainda fresca de cal queimada e areia. Seu conhecimento se justifica pela sua resistência ao tempo e também pelo retorno ao estudo das origens da arte, consequência de um longo período de procura estilística desenvolvido pelos contemporâneos.
Retábulo (do espanhol retablo) é uma construção de madeira, de mármore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo.
Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício refinado e bastante importante no contexto da arte medieval.
Os vitrais são elementos arquitectónicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos.
Fonte: wikipedia ...
Bom,eu não entendi muito sobre esses elementos que eram feitos na arte gótica.Mas deu para entender que esses elementos eram e devem ser usados nas pinturas de muitas igrejas,tanto brasileiras como de outros países.Cada um desses elementos é um tipo de pintura,uns usam a madeira e o mármore(retábulo),uns usam os pedaços de vidros(vitrais),outros usam o início de capítulosdos códices(iluminura) e por último é usado pigmentos,pintura conteporãnea(afresco)
Bjoo
Vitral
ResponderExcluirDe início a pintura surge como elemento de auxílio à estruturação da catedral numa das expressões de maior peso simbólico, o vitral. Este método, de unir pedaços de vidro colorido através de chumbo, foi o que melhor se adaptou à necessidade narrativa do interior da catedral gótica. Desenvolvendo-se bruscamente com as inovações técnicas de distribuição de peso das abóbadas, que permitiam a criação de grandes lances de entrada de luz, esta evolução desafia os mestres-vidreiros obrigando-os a um projecto metodicamente planeado, distanciando-se progressivamente da influência românica e assumindo um estilo pictórico próprio a partir de 1200 e com apogeu até 1250.
Iluminura
Após o apogeu do vitral a iluminura de manuscritos volta a assumir o papel principal na representação pictórica que vinha já desde o românico, mas no seu repertório formal passam-se a encontrar referências à arquitectura que até aqui eram muito limitadas. Por um lado as figuras estão integradas num ambiente arquitectónico de fundo onde são evidentes os traços do gótico, por outro lado as figuras exibem um tratamento volumétrico com as mesmas expressões graciosas e posições sinuosas da decoração escultórica da catedral.
Retábulo (do espanhol retablo) é uma construção de madeira, de mármore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo.
Afresco:Trata-se de uma pintura com pigmentos à base de água, feita sobre argamassa ainda fresca de cal queimada e areia. Seu conhecimento se justifica pela sua resistência ao tempo e também pelo retorno ao estudo das origens da arte, consequência de um longo período de procura estilística desenvolvido pelos contemporâneos.
Fonte:wikipedia
Pelo oq eu intendii arte gotica seria a arte de espesar a reliosidade de maneiras diferentes...
Pra flar a verdade eu nom intendi mto sobre isso nom =/
bjs
by:paulinhaa
silvana esqueci de falr o que eu acho , maais eu nao entendi muito essa amteria e naum , maais pelas figuras e pelo q o eu entendi , o assunto fala sobre questoes religiosas *
ResponderExcluirPara Natalia..
ResponderExcluirbom, suas definições estão ótmas, em relação as técnicas, não há muito o que explicar. E em relação ao período gótico, você está certa, se trata de temas religiosos sim, a igreja usava a Arte para converter os cristãos, por isso esse período a Arte serviu quase que somente à Igreja
espero ter esclarecido um pouco mais a matéria, qualquer coisa é só falar..
abraços
Para Naira..
ResponderExcluircomo eu disse pra Natália, a ideia principal do gótico era usar a arte a favor da igreja.
No Brasil este movimento chegou com menos intensidade, mas podemos percebe-la em algumas catedrais como a da Sé em São Paulo.
abraços
Para todos...
ResponderExcluiro trabalho do fã clube, (cartaz) foi adiado para o dia 08/03, segunda-feira, etregar ahora do recreio a sala dos professores!!!!
abraços
Silvanna
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirILUMINURA
ResponderExcluirIluminura é a ilustração sobre o pergaminho de livros manuscritos (a gravura não fora ainda inventada, ou então é um privilégio da quase mítica China). O desenvolvimento de tal genero está ligado à difusão dos livros ilustrados patrimônio quase exclusivo dos mosteiros: no clima de fervor cultural que caracteriza a arte gótica, os manuscritos também eram encomendados por particulares, aristocratas e burgueses. É precisamente por esta razão que os grandes livros litúrgicos (a Bíblia e os Evangelhos) eram ilustrados pelos iluministas góticos em formatos manejáveis.
AFRESCO
Trata-se de uma pintura com pigmentos à base de água, feita sobre argamassa ainda fresca de cal queimada e areia. Seu conhecimento se justifica pela sua resistência ao tempo e também pelo retorno ao estudo das origens da arte, consequência de um longo período de procura estilística desenvolvido pelos contemporâneos.
RETABULO
Retábulo (do espanhol retablo) é uma construção de madeira, de mármore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo.
VITRAL
Os vitrais são elementos arquitectónicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos. .
Fonte: Wikipedia e Historia da arte
Sil, tbm axo as esculturas feitas naquela epoca muito pro lado da religiao ... acredito que tudo se baseava em deus..
Mas tbm tinha todo um estudo para que fizessem imagens e contruissem grandes esculturas..
Beijoo's
Tmanha.. ;D
Afresco
ResponderExcluirA palavra afresco é empregada, muitas vezes, para designar a pintura mural em geral. Do italiano "buona fresco", pintura mural mais antiga e resistente da história da arte, que representa para a pintura contemporânea, o que representa o latim para as línguas neolatinas. Trata-se de uma pintura com pigmentos à base de água, feita sobre argamassa ainda fresca de cal queimada e areia. Seu conhecimento se justifica pela sua resistência ao tempo e também pelo retorno ao estudo das origens da arte, consequência de um longo período de procura estilística desenvolvido pelos contemporâneos
Retábulo
Retábulo (do espanhol retablo) é uma construção de madeira, de mármore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo
Iluminura
Iluminura ou miniatura é um tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos dos códices de pergaminho medievais. O termo se aplica igualmente ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média. A sua elaboração era um ofício refinado e bastante importante no contexto da arte medieval.
Vitral
O vitral originou-se no Oriente por volta do século X, tendo florescido na Europa durante a Idade Média. Amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas.
Fonte:Wikipedia
Bom silvanna eu pudi entender q essas tecnicas era usadas principalmente para retratar uma religiosidade, com elas a espiritualidade era retratada melhor naquela época. Bem foi isso q deu p entender
Beeijos
Afresco - (português brasileiro) ou fresco (português europeu) é o nome dado a uma obra pictórica feita sobre parede, com base de gesso ou argamassa. Assume frequentemente a forma de mural.
ResponderExcluirRetábulo - (do espanhol retablo) é uma construção de madeira, de mármore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo.
Iluminura - Após o apogeu do vitral a iluminura de manuscritos volta a assumir o papel principal na representação pictórica que vinha já desde o românico, mas no seu repertório formal passam-se a encontrar referências à arquitectura que até aqui eram muito limitadas. Por um lado as figuras estão integradas num ambiente arquitectónico de fundo onde são evidentes os traços do gótico, por outro lado
carma
as figuras exibem um tratamento volumétrico com as mesmas expressões graciosas e posições sinuosas da decoração escultórica da catedral.
Vitrais - Os vitrais são elementos arquitectónicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos. .
Intaum...pra mim o principal objetivo desse tipo de arte era retratar obras religiosas e com uma certa esperitualidade...^^
foi isso !
By : 1berto "
só isso !
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA arte gótica surgiu nas proximidades de Paris, em uma região chamada Ílede-France, como um resultado da ascensão da burguesia comercial e pelo desenvolvimento de novas técnicas de produção.
ResponderExcluirAs características da arte gótica são:
- Na arquitetura: Vários portais nas construções, ao invés de apenas um como na arte romântica; o uso da abóbada de nervuras; o uso do arco ogival e os pilares de apoio, que faziam com que as paredes pudessem ser mais finas; e o surgimento dos vitrais coloridos, filtrando a luz externa.
- Na pintura: a procura do realismo na representação dos seres que compunham a obra; a impressão de movimento de figuras como anjos e santos; a identificação da figura dos santos com os seres humanos de aparência comum.
- Na escultura: o registro de aspectos da vida humana que as pessoas mais valorizavam na época; a tendência naturalista; o baixo-relevo; e a concepção da figura isolada, sem o suporte de colunas.
http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica/
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/afresco.asp
Afresco:
Afresco é uma técnica de pintura feita em paredes ou tetos rebocados enquanto a argamassa ainda está úmida. As tintas ou pigmentos usados que devem ser misturados com água são moídos ou granulados, para facilitar a penetração na superfície. Duas são as dificuldades encontradas neste tipo de pintura, a secagem rápida, pois a tinta não se fixa no reboco seco e a dificuldade em fazer correções. O reboco do afresco descora muito os tons, sendo assim os melhores resultados obtidos com cores suaves e foscas. A pintura de afresco atingiu seu maior desenvolvimento entre os séculos XIII e XVI, tendo a Itália como seu grande centro. Entre os pintores destacam-se Giotto e Michelangelo.
Retábulo:
Retábulo (do espanhol retablo) é uma construção de madeira, de marmore, ou de outro material, com lavores, que fica por trás e/ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em baixo-relevo .
Iluminura:
O termo iluminura designa as pinturas de figuras, flores ou ornamentos, em geral de feição miniaturista, executadas em pergaminhos, para ilustrar antigos manuscritos, originais ou traslados. A ilustração de manuscritos com iluminuras era geralmente executada a pena e tinta, preta ou em cores, ou em aquarela opaca ou transparente, sobre papiro, e também a têmpera, sobre pergaminho. Às vezes, adicionava-se o ouro (crisografia) e, mais raramente, a prata (argentografia). O ouro aplicado em folha dava um efeito brilhante após o polimento; quando aplicado em pó, produzia uma superfície opaca.
Vitral:
O vitral originou-se no Oriente por volta do século X, tendo florescido na Europa durante a Idade Média. Amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas.
Por hj eh so pessoal ;D
Fontes:
http://www.alunosonline.com.br/educacao-artistica/arte-gotica/
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/afresco.asp
http://www.wikipedia.com.br
Bjim
Para Leandro...
ResponderExcluire da onde vc acha que vinha tanta isnpiração para obras tão magníficas???
Para Anna e todos...
ResponderExcluirTivemos um grande pintor brasileiro que utilizou muito essa técnicas de afresco, ele foi estudado no ano passado, vocês se lembram quem era?
Para Marcus...
ResponderExcluire a conclusão????
Bom pessoal encerramos por aqui mais uma discussão, ta indo bem seus comentários, mas acredito que vocês podem fazer melhor, principalmente em questão as conclusões...
ResponderExcluirNotei também que alguns alunos deixaram de postar, peço que postem o mais rápido possível, pois apesar de já estar encerrado a discussão, posso considerar um pouco..
abraços
Este comentário foi removido pelo autor.
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