domingo, 7 de março de 2010

BOSCH, DA IDADE MÉDIA À ATUALIDADE...

BOSCH, Hieronymus. Os sete pecados capitais 1475-80

Leitura de imagem. Essa semana vocês vão pesquisar sobre essa tela de Bosch, façam pesquisas sobre ela, seu tema e seu pintor, depois em um pequeno texto explique o que vocês puderam entender!
Não se esqueçam de descrever o que vocês conseguem enxergar nesta obra!!!

Essa discussão encerra no dia 12/03.

Abraços
Silvanna Delari

8 comentários:

  1. Não se sabe ao certo qual a origem desta obra. Talvez provenha da encomenda de uma ordem monástica da época. Sabe-se apenas que posteriormente passou a compor a coleção (sobre colecionismo, ver Salão de Baile) do rei espanhol Felipe II, juntamente com outras obras do artistaNa obra Sete Pecados Capitais, Jesus Cristo se encontra no centro do painel, cercado por um largo anel dourado no qual está inscrito em latim: "Cuidado, cuidado, Deus vê". A esfera central tem a aparência de um olho humano, e Cristo estaria dentro da pupila. A imagem remete ao significado do olho de Deus, que tudo vê. No restante, temos a representação de cada um dos sete pecados capitais (avareza, soberba, gula, ira, inveja, preguiça e luxúria) em cenas que poderiam ser vistas no cotidiano de sua região. Nos quatro cantos do painel encontramos círculos, dentro dos quais estão representados: a morte, o juízo final, o inferno e a glória.

    Fonte:http://www.casthalia.com.br/a_mansao/obras/bosch_mesa.htm

    Silvanna deu para entender que essa imagem na verdade ninguém sabe porque ela foi feita,mas eu entendi que essa imagem demonstra o olho de Deus,que ele pode observar tudo que nos estamos fazendo aqui na Terra,ou seja, está desrespeitando o que Deus nos ensinou a fazer de melhor:amar uns aos outros como Deus nos amou!
    Bom é isso que eu acho que esta sendo retratado nessa obra de Bosch.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Mesa dos Pecados Capitais” ou “Os Sete Pecados Capitais”, óleo sobre painel, 59 x 47 cm (lado direito da tela); Museu do Prado, Madri. Nesta obra, outra de fundamental importância em se tratanto de crítica social, aparecem temas que se tornaram freqüentes em toda sua produção, como a natureza pecaminosa do homem e a dificuldade da salvação... Do círculo interior ao extremo estão desenhados diversos raios, todos tendo a figura de Cristo como ponto de partida.

    Os pecados mortais completam a obra e cada um simboliza uma cena da vida cotidiana: Ira (dois homens em atitude rancorosa são apartados por uma mulher), Soberba (uma jovem se enfeita diante de um espelho e imagina ver o demônio), Luxúria (alguns casais estão entretidos sob uma tenda, enquanto uma harpa – considerado um instrumento divino – está atirada ao chão), Preguiça (um homem adormecido está de costas para a Bíblia fechada que é vista sobre um banco de igreja), Gula (uma criança obesa e um camponês comem muito e são admirados por uma senhora), Avareza (um juiz aceita ser subornado diante de alguns observadores) e Inveja (um homem tenta seduzir a mulher do vizinho, o qual observa a passagem de um mercador diante de sua casa).
    Silbana eu entendi q essa imagem retrada o olhio de Deus, que ele está nos abservando tudo o q nos fazemos nesse mundo tudo ( "Cuidado, cuidado, Deus vê") , poiis Deus está presente em tudo o q nos fazemos , ou seja , ele está sempre ao noosso lado , i essa tela nos retrata isso pra miim ,
    beejos

    ResponderExcluir
  3. Para Natália e Naira...

    Podemos dizer que esta tela de Bosch, é uma forma de usar a Arte como Poder, pois seu intuito é causar medo, é mostrar o Poder da igreja e as consequênicias de quem não a seguir...

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Os conceitos incorporados no que se conhece hoje como os sete pecados capitais se trata de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.

    Assim, a Igreja Católica classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação. A partir de inícios do século XIV a popularidade dos sete pecados capitais entre artistas da época resultou numa popularização e mistura com a cultura humana no mundo inteiro.

    Fonte: Wikipedia.

    Sil, acho que essa imagem mostra que a igreja deve estar acima de tudo ..(Deus acima de tudo)e quem nao a coloca tem seria consequencias ..

    Bjo's/
    T+

    ResponderExcluir
  5. Luminosa e humanista entre os representantes do chamado renascimento cultural na Itália, a arte também abre espaço para essa tendência apocalíptica. As "visões" do fim do mundo são materializadas em desenhos e pinturas que procuram traçar um panorama da danação que nos aguarda. O pintor Hieronymus Bosch, sob a influência de uma formação religiosa fortíssima e talvez do clima sombrio dos Países Baixos, tem dado forma a passagens bíblicas que tratam do apocalipse. Bosch pinta grandes painéis nos quais mistura diferentes situações bíblicas, em efeitos desconcertantes. Sua mais surpreendente obra, A Tentação de Santo Antônio, finalizada no ano passado, retrata um mundo corrupto, grotesco e putrefato. Ainda assim, toda a decadência mostrada é incapaz de abater o santo, convicto de sua fé.

    Para chegar a tal resultado, o pintor não se limitou a espelhar o espetáculo da loucura e do pecado, nem mesmo os horrores do inferno. Inspirado possivelmente na crença de que o Anticristo não tardará e que o Juízo Final se aproxima, Bosch mostra Santo Antônio com um olhar confiante, apesar de toda a perversão que o circunda. O santo, que viveu mais de 100 anos entre os séculos III e IV, passou a maior parte da vida no deserto do Egito. Piedoso, despertou a ira de Satanás, tornando-se alvo de insistentes assaltos demoníacos. Passagens como essas foram recriadas por Bosch num cenário mágico, no qual se misturam monstros imaginários, incêndios e situações macabras. Numa delas, uma ave engole suas crias, recém-saídas dos ovos.

    A variedade de monstros e diabos na tela é espantosa, numa alegoria aos tormentos que afligiam a alma do santo peregrino. Há um demônio com crânio de cavalo, tocando alaúde; um peixe, metade gôndola, engolindo um homem; uma mulher com cauda de lagarto cavalgando uma ratazana. São imagens asquerosas, que no entanto exercem enorme fascínio. Ao retratar o fim dos tempos, Bosch entrou num caminho que o está levando a uma perturbadora inversão de valores. Em vez de imortalizar o belo com suas pinceladas, Bosch transforma o bizarro em arte.

    http://veja.abril.com.br/historia/descobrimento/arte-hieronymus-bosch.shtml


    Huum silvana
    nao axei mt sobre essa tela nao mais pelo q eu pude ver, nessa tela, Hieronymus Bosch quis demonstrar sua ideia sobre o que acontecerá com o mundo , tanto q a sua tela apresenta demonios e coisas horripilantes.

    axo q ele kis demonstrar q o mundo iria acabar, iria acontecer o apocalipse.

    Bjim

    ResponderExcluir
  6. Os Sete Pecados Capitais e as Quatro Últimas Coisas é uma pintura de Hieronymus Bosch, concluída em 1485. A pintura é óleo sobre painéis de madeira. A pintura é apresentada em uma série de imagens de circular.

    Quatro pequenos círculos, detalhando "A morte do pecador", "Juízo", "Inferno", e "Glory", coloque um círculo maior em que os sete pecados mortais são descritas: a ira no fundo, e depois (no sentido de prosseguir) inveja, avareza, gula, preguiça, extravagância (mais tarde, a luxúria), orgulho e em cenas da vida quotidiana, em vez de representações alegóricas dos pecados.

    No centro do grande círculo, que é chamado para representar o olho de Deus, é um "aluno" em que Cristo pode ser visto saindo de seu túmulo. Abaixo dessa imagem é o latim inscrição Cave Cave Deus Videt ( "Cuidado, Cuidado, Deus vê").

    Silvana, axo q ele quis representar as consequencias de quem nao segue a Igreja e a Deus..

    Beijo


    By : Fernando

    ResponderExcluir
  7. OS SETE PECADOS CAPITAIS

    o pecado original sempre foi uma temática que impressiona o meu imaginário feminino. os sete pecados estão, no meu ponto de vista, condensados neste pecado primeiro da desobediência de eva, ocasionando inevitavelmente a libertação de lilith e nos salvando do tedioso paraíso perfeito. imagine um sexo confinado (e)ternamente à ordem: "crescei e multiplicai". imagine o corpo sempre disposto à obediência e ao trabalho sem nenhuma vez experimentar a morosidade do relaxo, do ócio, da entrega total aos sentidos de sua matéria. imagine o corpo contido de impulsividade, nulo de reações frente às adversidades, sempre controlador das paixões. imagine um mundo sem paixões!

    foram elas, as paixões, que levaram o ser humano a criar as mais belas obras de arte, a vencer as limitações de seus conhecimentos intuitivos, míticos, para fazer ciência e entender melhor a própria natureza humana e o mundo no qual (co)habitamos. é pela paixão - no duplo sentido da palavra: de martírio e de amor avassalador e intenso - que pintamos a nossa própria "realidade" com as cores que escolhemos a fim de alimentar o fogo divino roubado por prometeu e continuar a jornada de nossas vivências.

    Hieronymus Bosch, dizem, foi um artista extremamente moralista e alegórico – no sentido de pintar figuras compostas pela redundância de um significado que tem, geralmente, cunho moralizante, através do uso de imagens que possuem uma explícita significação coletiva. talvez o quadro Os sete pecados capitais fora encomendado por uma ordem monástica da época, mas isso ninguém pode afirmar. Bosch escolhia personagens de lendas, provérbios e superstições populares, dando-lhes um aspecto fantástico próprio de sua arte, uma visão de mundo condicionada por suas limitações sensoriais condizentes com o pensamento mítico de sua época. uma capacidade sensitiva de capitar essa "realidade" lhe permitiu abordar desde os pecados humanos até sua terrível conseqüência, o inferno. para mim, Bosch demonstrou especialmente neste quadro sua preocupação para com o homem, mostrou de forma contundente e sem rodeios sua percepção apocalíptica dessa condição humana e foi além das barreiras religiosas inquisitivas colocando o homem como centro de seu universo artístico. percebe-se que a paixão de Bosch não é Deus, ou a religião, ou a moral; é o homem tal qual ele é: avarento, luxurioso, irado, preguiçoso, guloso, invejoso e soberbo. não dá pra negar o que faz parte da natureza humana.

    FONTE:http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_G8zyr3lv9Bc/SRbq2BueKwI/AAAAAAAAAHw/EOUm4fWuM10/s400/bosch_7_pecados.jpg&imgrefurl=http://sujadepiche.blogspot.com/2008/11/cuidado-cuidado-deus-v-hieronymus-bosch.html&usg=__hy6STEfHLNrK0ouC6RfglaZ9eIk=&h=344&w=400&sz=49&hl=pt-BR&start=11&sig2=D3szs1TggD-3LR8B3q29nw&um=1&itbs=1&tbnid=D9g5WKlnRMbaIM:&tbnh=107&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3DBosch%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26tbs%3Disch:1&ei=e6eZS9LaBNGvtgfii5iwCQ


    Silvana:eu acho q a arte d Bosh retrata mais doq os Sete pecados capitais,mostra estes do seu modo de vista,ou seja,como ele enxergava os sete pecados...

    bom é isso

    bjs
    paulinha

    ResponderExcluir
  8. Para encerrar...
    pessoal, as pesquisas de vocês estão boas, mas o que queria de vocês é que tentassem tirar suas ideias e conclusões sobre as pesquisas, e não escreve-las aqui e dar 2 ou 3 linhas de sua opinião, gostaria que fosse ao contrário, umas 10 linhas da opiião de vocês e 2 ou 3 citando algo ou frase de outros escritores...
    vamos tentar melhorar isso...
    abraços...

    ResponderExcluir