segunda-feira, 12 de abril de 2010

O QUE SERÁ QUE "ELES" OLHAM?

Heitor dos Prazeres - Samba no asfalto

Heitor dos Prazeres, autor da obra Samba no asfalto, foi um artista de "múltiplas" mãos, porque tocava, cantava, escrevia letras, representava, pintava e bordava.

Essa semana, gostaria que estudassem mais sobre esse grande artista brasileiro que foi um dos mais completos da nossa história e depois comentem sobre a obra acima.


Vocês terão até o dia 23/04 para postarem suas respostas!


10 comentários:

  1. Sivana...
    Pelo oq eu pesquisei sobre as obras do Heitor,pude descobrir que a maioria delas mostra pessoas dançando samba...

    Eu acha que as pessoas da imagem a cima estão olhando o céu para apreciar o luar q e está iluminando a dança deles...

    Bem é isso
    bjs

    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Silvanna...
    Ai esta um pouco mais sobre o Heitor:
    Nasceu no Rio de Janeiro, em 1898, e faleceu na mesma cidade em 1966. Cresceu na cercanias da zona do Mangue e da Praça 11. Aos 7 anos de idade trabalhava na rua. Frequentou as primeiras rodas de samba na casa da Tia Ciata. Está entre os fundadores da escola de samba Mangueira; e também 'Vai Como Pode', hoje Portela, nos anos 20.Expoente do cavaquinho, criou um método revolucionário para o instrumento. Compositor, instrumentista e letrista, em parceria com Noel Rosa compôs a música carnavalesca Pierrô Apaixonado. Notabilizou-se como compositor de música popular. Em meados dos anos 30 começou a pintar mulatas, malandros, o samba e o mundo da favela. Participou da Bienal de São Paulo em 1951. Fez diversas individuais no Brasil e mostras nacionais e internacionais. Um se seus quadros foi adquirido pela rainha da Inglaterra.
    Heitorzinho dos Prazeres disse:“A pintura e a música sempre fizeram parte de minha vida, o meu choro era acompanhado por cavaquinho e violão, meu sorriso provocado pelas cócegas dos pincéis nas palmas de minhas mãos e nas solas dos meus pés”.Nascido e criado em contato com as artes e constante convívio com grandes músicos e interpretes da MPB, Heitorzinho dos Prazeres é reconhecidamente um “músico de linhagem”. Carrega no seu DNA o Swing inconfundível do bom Samba e a incrível capacidade de improvisação.

    Entao pelo o que eu pesquisei a maioria de suas obras fazem sao pintadas samba,frevo e muitas outras coisas que envolvem o samba,acho que ele pintava essas obras porque ele gostava do samba,enfim é isso!

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Intaum ... pelo uq eu pude perceber a maior parte das obras dele tem algo relacionado ao samba ou ao frevo e isso eh uma das características principais do pintor ! 8)

    Berto"

    ResponderExcluir
  4. Heitor dos Prazeres (1898-1966)

    Nasceu no Rio de Janeiro, em 1898, e faleceu na mesma cidade em 1966. Cresceu na cercanias da zona do Mangue e da Praça 11. Aos 7 anos de idade trabalhava na rua. Frequentou as primeiras rodas de samba na casa da Tia Ciata. Está entre os fundadores da escola de samba Mangueira; e também 'Vai Como Pode', hoje Portela, nos anos 20.

    uée pelo que eu achei, ele pintou esta obra motivado pela sua grande inspiração, o samba principalmente e o frevo.
    na minha opinião eles estão contemplando o céu e o luar, enquanto "improvisam" uma roda de samba.

    Prontim.

    ResponderExcluir
  5. Prazeres, Heitor dos (1898 - 1966)

    Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro RJ 1898 - idem 1966). Pintor, compositor, marceneiro. Inicia-se na pintura por volta de 1937, como autodidata, estimulado pelo jornalista e desenhista Carlos Cavalcanti. No período de 1937 a 1946, trabalha em rádios do Rio de Janeiro. Ingressa como ritmista na Rádio Nacional, em 1943. Recebe o 3º lugar para artistas nacionais na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, com o quadro Moenda, 1951, inspirado no universo do trabalho rural. É homenageado com sala especial na 2ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1953. No ano seguinte, cria cenários e figurinos para o Balé do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Realiza sua primeira exposição individual, em 1959, na Galeria Gea, no Rio de Janeiro. Em 1965, Antônio Carlos Fontoura produz um documentário sobre sua obra. Torna-se um artista destacado, atuando como compositor, instrumentista e letrista de música popular brasileira. Participa da fundação das primeiras escolas de samba cariocas, entre elas a Estação Primeira de Mangueira. Em comemoração do centenário de seu nascimento, em 1999, é realizada mostra retrospectiva no Espaço BNDES e no Museu Nacional de Belas Artes. Em 2003, é publicado o livro Heitor dos Prazeres: Sua Arte e Seu Tempo, da jornalista Alba Lírio.


    Sil, pelo oque eu vi em otras imagens dele.. todos olham para o ceu.. Na minha opiniao eles tao olhando Se o samba atrai alguma coisa do ceu !


    Beijoo..

    ResponderExcluir
  6. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1898, e faleceu na mesma cidade em 1966. Cresceu na cercanias da zona do Mangue e da Praça 11. Aos 7 anos de idade trabalhava na rua. Frequentou as primeiras rodas de samba na casa da Tia Ciata. Está entre os fundadores da escola de samba Mangueira; e também 'Vai Como Pode', hoje Portela, nos anos 20.

    boom siil pra miim achu q o altor deve gostar bastante de sanba nou tango , achu bem legal isso , ii o fato deles estarem olhando pra cima é q eles estao aproveitanado a linda nooite q fez nakele diia :)
    boom sill é isso .

    ResponderExcluir
  7. Bom pessoal, vamos encerrar com uma música de Heitor dos prazeres, leiam e dpois me digam o que acharam...

    Pierrô Apaixonado
    Heitor dos Prazeres

    Pierrô Apaixonado
    Heitor dos Prazere
    Composição: Noel Rosa-Heitor dos Prazeres

    Um pierrô apaixonado
    Que vivia só cantando
    Por causa de uma colombina
    Acabou chorando, acabou chorando

    A colombina entrou num butiquim
    Bebeu, bebeu, saiu assim, assim
    Dizendo: pierrô cacete
    Vai tomar sorvete com o arlequim

    Um grande amor tem sempre um triste fim
    Com o pierrô aconteceu assim
    Levando esse grande chute
    Foi tomar vermute com amendoim

    se quiserem assistir o video:

    http://www.youtube.com/watch?v=eb-1Jy_jljg&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  8. Sil,deu-se para entender que essa musica apresenta um jeito meio que do samba,ou seja,Heitor dos Prazeres desenha suas imagens através do samba. Enato essa musica fala do amor que ele tinha por uma colombiana!!!

    Bjs'

    ResponderExcluir
  9. deu pra perceber q ele consegue atravéz de suas obras mostrar sua realidade de viva , o samba !
    Berto "

    ResponderExcluir
  10. Com a mutiplicidade de talentos do autor, suas obras o espelhavam. A partir desse pensamento, chego a conclusão de que sua personificação na tela, busca sempre o que mais pode ser feito. No caso 'enquando se dança samba'

    ResponderExcluir