quinta-feira, 17 de março de 2011


Um jeito jeitoso! Irreverente , diferente, gostoso...

Amácio Mazzaropi nasceu na capital de São Paulo, em 9 de abril de 1912. Aos 16 anos,foi trabalhar no circo. Era do faquir Ferri. Mais tarde, formou o Circo Teatro Mazzaropi e a Companhia Teatro de Emergência . Em 1948, foi para a Radio Tupi, onde estreou o programa rancho Alegre que, em 1950, foi para a televisão.
Mazzaropi também fez muitos filmes. Filmes sobre o Brasil e para o Brasil. Com sua arte, contou, de forma irreverente e cheia de humor, histórias que revelavam os jeitos e trejeitos de um Brasil alegre, da vida simples do interior, da música, das festas, da cultura popular. Contudo, também tratou de assuntos sérios, como religião, racismo, devastação, família e política.
Aquele menini de origem simples tornou-se artista e empresário milionário, criando, construindo, fazendo arte até sua morte, em 13 de junho de 1981, aos 69 anos de idade.
Mazzaropi foi muitas vezes criticado pela classe intelectual de sua época.hoje, no entanto, é reconhecido nas histórias do cinema brasileiro e da cultura do Brasil por sua arte, seu talento, sua maneira de retratar uma nação com jeitos e trejeitos brasileiros.


Depois de saber um pouco mais sobre a vida desse artista brasileiro tão irreverente e querido por todos, vocês deverão pesquisar vídeos no youtube sobre seus filmes, escolha um de sua preferência e digam aqui o que acharam da arte de Mazzaropi! Não se esqueçam de colar o link do vídeo para que eu possa saber qual é.

Pessoal, resolvi aproveitar algumas postagens antigas para que sirvam de exemplo para vocês
e não tenham maiores dificuldades para postar seus comentários, ressaltando que é apenas como
exemplo e não cópia.
Essa primeira postagem vai até o dia 19/03, não deixem de participar!

Abraços
Silvanna

19 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=oDAcpmRNSaA

    Após assistir a alguns vídeos dos filmes protagonizados por Mazzaropi, pude concluir que o que o tornou tão popular foi sua espontaneidade e simplicidade. Suas falas tornam o personagem ainda mais engraçado, pois contam com um sotaque caipira com uma tendência paulista (o modo como pronuncia a letra "R"), como na fala : "Eeeu sou uma aarma penaadaaa"(se essa cena contasse com uma língua que não fosse o caipirez, não seria tão divertida). As expressões faciais de Mazzaropi tornam o filme mais divertido e natural também. Toda sua irreverência e espontaneidade é demonstrada na cena em que ele encontra-se cercado por bandidos que estão bajulando o chefe e diz: "Até aqui tem puxa, hein?" . Outra parte engraçada é o personagem confabulando consigo mesmo se a fita métrica é suficiente para medir as coxas da modelo, e como faria isso, considerando seu porte físico pouco avantajado.

    Enfim, gostei muito de conhecer um pouco do trabalho e vida desse artista brasileiro (eu já havia visto alguns de seus filmes nas locadoras, mas nunca me interessei), é uma pena que ele era corintiano fanático (rsrsrsrsrs).

    Abraços de urso,
    beijos de foca
    e até a próxima :]

    ResponderExcluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=h4glcXxPt38

    Depois que eu assisiti o video do Mazzaropi,cheguei a conclusao que apesar de falar um pouco caipira com a puxada do 'R', e a simplicidade da sua vida, isso foi o motivo de seus filmes ficarem famoso.
    O seu jeito engraçado... Ele era Inexoravelmente irreverente e autentico e admirável...!!

    Ps: Eu ja assisti um filme dele, dei muitas risadas por causa do ser jeito de Vida e as vezes suas trapalhadas.

    Para a Babi: Ainda bem que ele era CORINTIANO FANÁTICO, imagine só se ele fosse Palmeirense??? ( Credooooo), uahsuahsuashuahsau'...

    Beijos Silvana,
    ate a proxima!:)

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=pF3XEkypCbE

    Depois de assistir o video do Mazzaropi, pude cnotar vários fatores, como: na sua linguagem ele puxava o 'R', deixando a linguagem caipira, causando humor, os videos retratam sua vida humilde e simples, seus filmes ficaram famosos por causa de sua integridade e simplicidade,
    Ele é engraçado, criativo e diferente, o que deixam seus filmes interessantes...
    Gostei muito dos videos que assisti, eu ri muito!

    para a babi e para a Bruna: uhuul Bruna, ele é( ou melhor era) um dos nossos! é Babi, que boom que ele é corinthiano ao invéz de palmeirense...

    beijos, e até a próxiima :D
    <3'

    ResponderExcluir
  4. http://www.youtube.com/watch?v=zn694bqxthk&feature=related

    Mazzaropi ... nosso Charles Chaplin brasileiro..
    Seu Zé Natal gosta de ver .. mas comentários a parte ..
    Bem ele é aquele caipirão rabugento mas que mostra humor!
    no vídeo que mostrei ele se casa com sua égua ,aí mistura lendas, que sua mulher fantasma não deixa ele casar com ela ,mas no fim ele não entende o que está acontecendo!

    Ele merece mais ainda meu reconhecimento por ser um irmão corithiano!

    beeeeijos ;*
    gabi!

    ResponderExcluir
  5. http://www.youtube.com/watch?v=cas7LGsGqB8

    Mazzaropi é incrível, ele consegue transmitir humor nas coisas ruins da vida. Eu assisti vários vídeos e todos são muito divertidos. O sotaque dele não parece de quem nasceu em São Paulo e sim, na região do Nordeste. E todos estes filmes que ele fez são naquela região, mostrando como é lá, as casas, o clima, a região, tudo. O ue eu achei legal, foi que os noivos tinham que pedir a mão da "noiva" ao pai, mesmo nunca ter nem falado com a moça direito.
    O Mazzaropi com certeza merece mais reconhecimento do povo brasileiro, porque ele sim é uma pessoa que todos deveriam conhecer.
    beeeeeijos, Sil.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Silvanna! oi gente!
    Bom Mazzaropi é um importante personagem da nossa cultura por conciliar o humor nas coisas simples. Cresci cercada por suas histórias já que meu pai as conhecem muito bem e até sabem algumas de cor. Gosto muito de suas traquinagens e rio muito com elas também. Uma pessoa simples mas que tem a habilidade de colocar humor até nas mais insignificantes. Já assisti a varios vídeos e me encanto com as musicas e com sua maneira simples de contar uma história por elas como nesse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ssHakHxNJck
    outros videos contão sobre sua carreira artistica e falam um pouco sobre sua vida simples:http://www.youtube.com/watch?v=2vvRnott7Ag.
    Há uma infinidade de informações sobre ele, mas era isso que eu queria resaltar.
    E eu tenho um DVD con varias histórias se um dia vc quiser assistir!
    Beijo,
    Até a proxima!

    ResponderExcluir
  7. Ooi gentee !!
    Vamos láa!
    Mazzaropi foi uma poessoa muito humoristica! Colocando sempre com um toque de humor nas coisas simples da vida! Passando por varias dificuldades ele tentava amenizar a "dor" colocando humor nelas.Nos videos consta que ele foi uma pessoa humilde, simples, engraçada, criativo e principalmente diferente das outras pessoas da epoca! Um video que gostei muito e que demonstra isso é: http://www.youtube.com/watch?v=oDAcpmRNSaA

    Então Silvanna é isso aii ! BeijO!
    Até a proxima postagem!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sill,desculpa o atraso para postar...
    Vamos lá!
    É a história de um cara que pensa em fazer cinema apenas para divertir o público, por acreditar que cinema é diversão, e seus filmes nunca pretenderam mais do que issoi,um jeitinho caipira de demonstrar as coisa simples da vida.
    Gostei muito dos víde de Mazzaropi,é bem engraçado...
    Bom me desculpa mais uma vez e até mais!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. http://www.youtube.com/watch?v=pF3XEkypCbE

    achei legal que como naquela epoca ser uam epoca de tecnologia inferior mesmo assim ele nos faz rir e com seu jeitinho especial neh , da roça meio sei la 'caipira' , ou seja, ele é bem original e inovador

    ResponderExcluir
  10. Oiie, vamos começar as postagens desse ano!

    Então vendo alguns videos sobre esse personagem tão conhecido no Brasil inteiro, e que demostra a vida simples do nosso povo, de maneira honesta e humorada, me surpreendi muito.
    Mazzaropi, era um personagem incomparável e irreverente que fez muitas pessoas rirem antigamente, e faz até hoje com as mesmas histórias onde de uma certa maneira todo mundo se identifica. Com o seu jeito "caipira", ele nos passa várias lições de vida sem ao menos percebermos.

    http://www.youtube.com/watch?v=h4glcXxPt38

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que é mais interessante nesse trecho do filme, é a maneira como os políticos conduzem o Jeca a seu favor, muito parecido como os nossos políticos do nosso país costumam agir, conduzindo o povo sem ao menos saberem do que se trata...

      Excluir
  11. http://www.youtube.com/watch?v=0p3VbfT6qOk
    gostei desse personagem nesse video porque ele representou o modo de falar, vestir, as aparencias das pessoas daqeuela epoca, e as tecnologias usadas de acordo com aquela epoca, embora seja em preto e branco, foi muito bem reproduzida.O que mais me chamou a atençao doi no modo de falar dele e de sua mulher, puxando o r e falando de uma forma engraçada.

    ResponderExcluir
  12. Mazzaropi foi uma pessoa humoristica, seu jeito de falar ´caipira`, seu modo de vestir , sua honestidade e sua maneira simples de viver me chamou a atençao ! Apesar de ter nascido em São Paulo seu sotaque era diferente !
    http://www.youtube.com/watch?v=QTfva4TnBYc&feature=related

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que o criador do personagem Jeca tenha se inspirado muito no jeito simples de ser do brasileiro, pois nesse trecho do filme os políticos se aproveitam do jeito simples e ignorante do jeca pra se darem bem na política...

      Excluir
  13. Mazzaropi era um homem caipira, que levava uma vida simples e que sempre resolvia seus problemas com o humor.Era engracado, trajava vestes caipiras e morava com sua esposa , como mostra o video :http://www.youtube.com/watch?v=h4glcXxPt38

    ResponderExcluir
  14. http://www.youtube.com/watch?v=p46PZ6OwW0w&feature=related
    Mazzaropi era um personagem feliz em seu proprio meio , simples e rural, um caipira que se metia em problemas e se livrava deles de uma forma inesperada e comica. foi bem representado com suas roupas e linguajar caracteristico dos caipiras.
    Bom gostei bastante do videoo

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!
    Neste video q eu assisti:http://www.youtube.com/watch?v=0p3VbfT6qOk mostra q o mazzaropi mesmo sendo um sujeito simples e muito humilde sempre conseguia se dar bem nas historia e sempre de um jeito muito descontraido. Gostei muitos desse video.....

    ResponderExcluir
  16. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=RxF0FhyG7OY
    Esse video mostra o primeiro filme de mazzaropi e hoje ele pode ser considerado o melhor ator comico do Brasil

    ResponderExcluir
  17. Com o vídeo Fogo no Rancho (http://www.youtube.com/watch?v=ssHakHxNJck) percebi que Mazzaropi, além de artista, cantava, o que comprova que ele foi um artista que sempre estará na memória dos brasileiros, talvez por seu jeito divertido ou porque faz uma referência a cultura caipira brasileira, ao modo simples de viver.

    ResponderExcluir