domingo, 30 de agosto de 2009

Interpretando imagens...

Mais do que ver, "ler" uma obra é lançar um olhar crítico e sensível sobre os textos e contextos da arte brasileira e mundial, incentivando a investigação e o estudo da produção acadêmica e da popular, da produção cultural do passado e da atualidade. Essa leitura tem como finalidade o contraponto, o diálogo entre a "verdade" da obra (o que o artista pensou ao criar a obra) e a "verdade" de cada um que a interpreta.

Essa semana quero que vocês observem, "leiam e releiam" as obras de Heitor dos Prazeres, Pierrot com duas cabrochas de 1963, e a de Sandro Botticelli, O nascimento de Vênus de 1480, na página 32 da apostila do 2º bimestre. Comparem as duas e comentem sobre elas.

É importante que vocês pesquisem sobre elas em livros ou sites especializados!

Qualquer dúvida, entrem em contato.
E lembrando que o Blog desta semana vale 1 ponto, não d3eixem de participar!

Abraços
Silvanna Delari

10 comentários:

  1. Pessoal, peço a vocês que levem o blog mais a sério, pois o que vemos aqui faz parte da matéria a ser estudada e não tendo o resultado esperado, não posso dar nota a vocês!

    Para ajuadar a leitura dessas obras deem um boa lida na pág 31 da apostila so 2º bimestre.

    Até amanhã!

    ResponderExcluir
  2. Na imagem Pierrot com duas c abrochas percebo a presença de cores fortes porem em um tom menos vivo(Amarelo para o mostarda laranja para o telha e azul).Percebo também a presença de um ritimo,é como se tivesse a presença de uma musica na cena.Parece nao ser uma imagem muito classica,um pouco rustica.

    Ja na imagem O nascimento de Venus Percebo a presença de cores frias , bem claras.Quanto a riimalidade acho que a obra passa uma suavidade.Parece ser uma imagem classica.

    By.:Odaii°

    ResponderExcluir
  3. Silvana eu num gosto muito de analisar telas não, não faz meu tipo, mais como é pra nota, eu dei umas analisadas =)...

    Na tela de Pierrot apresenta tons fortes, não tão vivos, e não passa alegria como a "O nascimento de Venus", que apresenta cores mais claras.

    Aaa foi isso que eu entendi

    Bgs bgs ♥

    By.:: Fábiiinha *-*

    ResponderExcluir
  4. Na imagem de Botticelli percebo cors frias que me passam muita calma.Parece aquelas "imagens de igreja".E uma obra com muitos detalhes e muita delicadeza.

    Ja na obra de Prezeres percebo cores quentes.com um ritimo agitado.E uma imagem mais simples sem tantos detalhes como a imagem anterior.

    Acho q e issu Silvanna!

    By.:L.u.I.s.I.m°

    ResponderExcluir
  5. Bom, acredito que vcs realmente achem que "fazer leituras" de obras não seja um grande atrativo, mas como muitas coisas na vida que a gente não gosta de fazer, mas tem que fazer, essa é uma delas!
    Eu particularmente gosto muito dessas análises assim como não gosto de muitas outras coisas também...
    Então tentem fazer isso da melhor maneira possível, analisem, pensem, pesquisem, tentem saber o que os outros acham também, comparem Vocês podem se surpreender com os resultados!!!
    Valer nota é fato, mas gostaria que vocês fizessem esses trabalhos com um pouco mais de prazer, e isso depende muito de vcs!!!
    Pensem nisso!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Bom Sil, andei dando uma lida rápida na apostila e observei os seguintes aspectos nas imagenS ;
    N Obra de Heitor dos Prazeres, há presença de cores quentes como o marrom , vermelho e amarelo. Existe um contraste entre as cores nos vestidos e sombrinhas das duas mulheres.Não existe um plano de fundo definido .
    Na obra de Sandro Bottielli, as cores são mais vibrantes, O plano de fundo é definido , marca a obra.
    Para prender o espectador as pessoas estão semi-nuas, o que tambem pode representar o propio nascimento de venus.
    ByE , ate amanha
    BeijO *-*

    ResponderExcluir
  7. Oie *.*
    Pude perceber que na obra de Bottiele as cores são frias , com grande presença do azul e verde-água para ilustrar o mar, foco central que indica o nascimento além das pessoas estarem nuas como um recém nascido.
    Na obra de Prazeres, as cores são mais quentes com presença do marrom , amarelo e vermelho. Além do que não há plano de fundo.
    Bjo's

    ResponderExcluir
  8. bom....

    A pintura representa a deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana.

    É provável que a obra tenha sido feita por volta de 1483, sob encomenda para Lorenzo di Pierfrancesco, que a teria pedido para enfeitar sua residência, a Villa Medicea di Castello. Alguns estudiosos sugerem que a Vênus pintada para Pierfrancesco, e mencionada por Giorgio Vasari, teria sido outra que não a obra exposta em Florença e estaria perdida até o momento.

    Já a obra Pierrot com duas cabrochas eh mais ´´criança´´ pois exibe cores escuras e q chamam muito a atençãooo..

    achuu q eh issu silvana

    obrigd a tdos.

    fui......

    ResponderExcluir
  9. Boom o autor Sandro Botticelli pintou quatro figuas.Duas aladas:uma masculina,Zéfiro,e a outra feminina Clóris.A personagem central é Vênus.Vênus está completamente nua sobre uma concha que parece flutuar sobra a água.As cores utilicadas é neutra e fria,e as cores quentes ele utilizou na construção dos corpos e do manto nas mãos de Hora.E tambem pra mim o mar representa da onde ela veio,com as cores vivas.
    Bom achu que é isso. !
    Beeijãao !
    Marina

    ResponderExcluir
  10. Depois de tanto tempo to aqi dnovo. ;)
    uai, a obra "O nascimento de Vênus", tem toda uma história mitológica por tráz dela. As cores do ambientes, mar ,céu , enfim, sao neutras e frias. Ja as cores representantes dos deuses sao qentes dando destaques a ele. As partes íntimas dos deuses estão cobertas, por mais qe eles estejam nús. Em meu ver eu os representaria nús, sem nem uma cobertura. Pois já qe se trata de um nascimento, não há motivo de se esconter as partes intimas.!
    já na obra de Heitor, como sempre, as pessoas olham para cima. as cabrochas parecem estar dançando enqanto pierrot toca. Com a figura do homem no centro, este é mais destacado. em relaçao as cores, o fundo é uma cor qente, e a cor da roupa de pierrot é neutra destancando o fundo em relaçao a ele.
    Bom, naum sei mais oqe dizer.! :P fui....

    ResponderExcluir