segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Agora é a vez dos homens!!!

RAUSCHENBERG, Robert. Retroativo I.


PORTINARI, Candido. Mestiço

HOLBEIN, Hans. Retrato de Henrique VIII
BOTERO, Fernando. Frederico da Montefeltro (segundo Piero della Francesca)



Esses homens foram representados de qualquer jeito? O que as imagens transmitem a você?


Essa postagem se encerra no dia 21/02, qualquer duvida, é só entrarem em contato!

Abraços
Silvanna

25 comentários:

  1. A obra de Cândido Portinari nos remete ao Brasil do II Reinado, onde o café era o motor da nação e o escravo era o combustível (não esqueci mais disso desde que coloquei um título no meu texto da prova de História que parecia manchete de jornal...). A pintura do Henrique VIII me leva a imaginar os vestuários dos europeus daquela época (e sentir calor pelos nossos colonizadores que chegaram em uma terra tropical com trajes propícios ao inverno europeu); também me faz pensar em como os tempos mudaram: naquele tempo a gordura era admirada, almejada e significava fartura, já na sociedade atual ela é discriminada, odiada e significa regime. A última pintura me lembra um soldado participante do exército dos Mil Camisas Vermelhas, durante a unificação italiana, não sei porque, mas foi o que me veio à cabeça antes mesmo de ler a legenda. Porém, a obra que achei mais interessante nesse tópico, foi a primeira (Retroativo 1), pois me chamou a atenção essas imagens que encontramos no nosso cotidiano estando presentes, inseridas, nesse meio artístico. Acho que isso prova que a arte realmente está presente em tudo que nos rodeia, mesmo que, em certas ocasiões, passem despercebidas ou sejam negligenciadas.

    Abraços e até a próxima aula

    ResponderExcluir
  2. A primeira imagem noto um estilo de crítica as ações do homem em geral,mostrando avanços tecnológicos(o astronauta), a mão do homem que está em todo lugar.
    A segunda imagem mostra com traços foretes, mas um rosto humilde de um escravo, que naquele período apesar de todo sofrimento (o combustível como diz a barabara) trouxe o desenvolvimento do brasil.
    A próxima nada mais do que um rei demostrando todo seu poder pela quantidade de roupas(incrivel!), tanto pela sua face transmitindo : eu mando aqui!
    A última, não sei.. não consigo formar uma opinião, parece ser um rosto de autoridade como um juiz, mas eu não mesmo.

    É isso aí Silvanna!
    beijos até a próxima!

    ResponderExcluir
  3. A primeira me faz lebrar dos avanços que o homem tem cometido, as mudanças que tem ocorrido no mundo, e a diversificação tecnológica. A segunda me faz lembrar da época sofrida pelos escravos, principalmente no segundo reinado, onde eram discriminados, e não eram nem considerados ''pessoas comuns'', me faz lembrar da época que eles trabalhavam como ''loucos'' e eram pressos á terra, e como a babi e a gabi disse, eram o combustível das lavouras de café e tornaram o desenvolvimento do Brasil possível. A terceira faz eu lembrar da Europa, de como era antes, seus vestuários cheios de roupa, as pessoas gorsdas eram admiradas ( como a babi disse), e hoje elas já são discriminadas, me faz lembrar do poder, e de uma nação absolutista, onde o poder se consentrava na mão de um rei. A última não sei ao certo, ainda não formei uma opinião em concrento também, mas me faz lembrar sobre as cruzadas, não sei porque, acho que por causa da data!

    beijos, e até a próxima! =D

    ResponderExcluir
  4. A primeira imagem de RAUSCHENBERG, Robert mostra o que estava acontecendo no mundo na atualidade. O Robert colocava nas suas obras coisas que aconteciam no mundo naquele momento! E foi isso que ele fez nessa imagem: colocando bem no centro da imagem um homem (não sei quem é =( ). Mostrando que o homem tá no centro de tudo.
    A segunda mostra o quanto os escravos sofriam naquela época. Tinham que trabalhar não sei quantas horas por dia e ainda naquele sol forte! O aspecto físico mostra o quanto eles precisavam ser fortes pra conseguirem fazer tudo que precisavam fazer. Eles tinham que trabalhar sem blusa, só com calça ou talvez até de corsário rasgado. E além deles não serem considerados 'pessoas'.
    A terceira me lembra a Europa (como disse a nati), o frio e o absolutismo daquela época. A quantidade de roupa mostrava o autoritarismo que o rei havia naquela época sobre o reino. E pelo rosto dele percebe-se a arrogância que ele era.
    A última me lembra de autoritarismo, não sei o que ele é ao certo. Mas, parece alguém que manda nos outros, como um rei absolutismo que não pode contrariar as ordens dele.
    Bom, é isso aí! =))
    beijinhos Silvanna, até semana que vem! Haha.

    ResponderExcluir
  5. A imagem de RAUSCHENBERG,Robert retrata o modernismo,a atualidade , o e modo de se vestir ,o astronauta , a tecnolia onde é o homem o seu centro.
    A segunda imagem PORTINARI,Candito.Mestiço mostra o trabalho forçado(escravo), e também o racismo contra a raça negra, que hoje ainda ocorre , e o maltrato fisicamente e pscológicamente, o que me lembra a época Brasil Colonial.
    A terceira imagem mostra a Europa , o frio o absolutismo (como disse a Tais), o modo de se vestir representava as riquesas, o poder, e o dinheiro.
    Já a última imagem me lembra um líder , um chefe ou um comandante, a sua expressão facial retrata autoritarismo ser objetivo, além de apresentar um olhar de despreso (em minha opinião...)
    Até mais! Beijos

    ResponderExcluir
  6. A primeira obra de RAUSCHENBERG,Robert retrata que: o que estava na volta do homem localizado no centro, era tudo o que ocorria na atualidade e depois o que estava no centro, era tipo o ''todo poderoso'' que comandava tudo....
    A segunda obra de PORTINARI,Candito retrata que o homem negro era o que tinha o couro grosso, o que trabalhava mais no campo do que os brancos( e olha lá se os brancos relassem em algum serviço. Pensavam que eles que mandavam) entao por isso eles falam que a pessoa nessa aguenta trabalhos pesados e que podiam fazer tudo que os brancos mandavam ( na minha opinião).
    A terceira obra mostra que estava muito frio na Europa ( como disse a Nati e a Taís), e que tinha alguem que comandava aquele lugar, e a pessoa era o rei, pela expressao facial do homem, me diz que eles eram bem raivosos e tudo o que ocorria naquela época, era motivo de ser revolta.
    A quarta imagem retrata que era o líder da turma, apesar de seu rosto indicar arrogancia e descasos com a pessoa.
    Beijooos até a proxima Silvanna :D

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvanna!!! Desculpa estar postando só a noite, mas é que eu realmente não tive a oportunidade em outro dia! Robert faz uma critica e ao mesmo tempo mostra o que se passava na sociedade, demosntrando claramente o modo de ver e de pensar da época. Candito Portinari como na grande maioria de seus quadros mostra a realidade no campo, apontando com uma simples tela de um homem uma infinidade de pequenas contradiçõe e minusculos detalhes que nos fazem ver um lado bom onde não tem.Hans Holbein traz todo o estilo chique e refinado da Europa demosntrando com a vestimenta de Henrique VIII o clima e sua classe social, mas também mostrando o estado do pais que era governada por essa figura, se ele esta seguro o pais também esta.Da pintura de Fernando Botero, posso falar, do pouco que li a respeito, que talvez seja uma critica religiosa já que Frederico da Montefeltro foi quem criou o Vaticano e se tornou papa (maior lider religioso, para os catolicos).
    Bom Silvanna, é isso ai!
    Até a proxima!
    Bejão!

    ResponderExcluir
  8. A primeira imagem nos da ideia de uma certa critica ao mundo atual em q vivemos, com a política, tecnologia e avanços do homem, e td gira em torno dele.
    A segunda imagem nos da uma ideia deferente, como a simplicidade e o trabalho em excesso utilizado no campo em tal época.
    A terceira mostra um homem q por sinal, da nobreza, vive sem fazer muito esforço, e mostra a superioridade de uns sobre os outros.
    A quarta, pela sua vestimenta, percebe-se q seria um outro rei, que parece um tanto autoritario.
    Eh só isso.

    ResponderExcluir
  9. a primeira obra me chama a atenção a distribuidade das imagens como se fosse algo aleatorio, porem se formos observar por outro lado pode se perceber uma forma, talvez nao de critica mas sim uma forma de avanço, tanto tecnológico quanto intelectual.
    a segunda nos mostra uma figura nao muito influente, porem muito relativa quanto a numero.Em minha opiniao um dos interesses do autor era mostrar a classe social predominante naquela época.
    A terceira já é mais direta, retratando uma pessoa de alto nível.
    Emfim a quarta imagem é uma figura simples sem muitos detalhes.
    Pude concluir q essas imagens estao ligadas (nao sei se foi essa a intençao da Silvana), retratando uma certa desigualdade racial e social, pois a primeira e a segunda retratao pessoas negras e a terceira e quarta retratam pessoas brancas, porém a primeira e a terceira sao pessoas de um nivel mais alto e a segunda e a quarta pessoas de classe mais baixa.
    Desculpa a demora pra postar Silvana.
    Vlw, abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. RAUSCHENBERG, Robert. Retroativo I. :
    A pintura mostra muito bem a vida do homem que vai desde o trabalho aos seus sonhos.
    PORTINARI, Candido. Mestiço :
    Mostra o principal personagem do Brasil na epoca do escravidao -> o escravo . O qual vinha pra trabalhar nas lavoras (a qual mostra ao fundo da imagem), e que, quanto mais forte o escravo era e 'sacudido' melhor era .
    HOLBEIN, Hans. Retrato de Henrique VIII :
    A rempresentaçao de um dois reis de Pòrtugal -> Henrique VIII .Suas roupas ao mesmo tempo que mostra poder mostra que vivia em um lugar cujo o clima era frio.
    BOTERO, Fernando. Frederico da Montefeltro (segundo Piero della Francesca):
    Um diguino rapaz feio 'pakas'-> cabeçudo-e olho, nariz e boca. Haha conheço alguem mais feio que ele '-'. Mas enfim parece ser um homem importante, pois incrivelmente ta antiguidade todos homens importantes eram feio... e muito ;D


    haha enfim é isso silvana
    :D

    ResponderExcluir
  11. Ooi gentee !! Desculpa o atraso Silvanna mais até que enfim meu pai deixou eu mexer no computador... Mais vamos para o que nos interessa.
    Na primeira imagem me mostra tipo de uma critica ao homem da atualidade ,"do século XXI", transmite a informãção como o homem interfere nas coisas como a naturez, como em coisas que até mesmo outras pessoas construiram.
    Na segunda pintura, apresenta traços fortes, chamativos, representando um escravo quis nos mostrar como esses homens eram mais trabalhadores, que eles por mais humildes que eram não desmatavam como é hoje.
    Já na terceira imagem, representa uma homem superior, como um rei, que nos chama muita ateñção a roupa, o modo que ele está na pintura, demonstrando poder, autoridade.
    Na ultima, na minha opinião, demostra como os homens mudaram a partir dos tempos, como as ideias do ser humano são deferentes.

    Boom gentee é isso aii !!
    Te pesso desculpa mais uma vez Silvanna mais não foi minha culpa qualquer coisa dana com o meu paai!! Hahahah..
    Beijinhooos atée a outra semana..

    ResponderExcluir
  12. Para Barbara...
    relamente a Arte se faz presente em quase tudo que vivenciamos no nosso cotidiano, e na maioria das vezes nos passa desapercebidos. Precisamos ter sensibilidade para notá-la, pois ela torna a vida bem mais agradavel, nos mostra um mundo cheio de pontos e contrapontos.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  13. Para Gabi...
    a intenção de Portinari era mesmo mostrar ao espectador que realmente o que transformou o Brasil foram nossos antepassados Africanos, que deram a vida por uma terra que nem eram suas...
    abraços

    ResponderExcluir
  14. Para Natalia...
    falando um pouco sobre "a gordura" antes tao apreciada e agora tao discriminada...precisamos estabelecer um certo equilibrio antes de formar uma opiniao sobre este assunto um tanto quanto polemico. Hoje temos dois extremos preocupantes, de um lado pessoas obesas, que não se preocupam com alimentação e qualidade de vida, por outro, esteriotipos formados pela sociedade consumista onde modelos adotam padroes de beleza magerrimos, levando pessoas a ficarem doentes...
    O que vale a pena? pensem nisso...
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Para Todos...IMPORTANTE:
    pessoal, devido ao grande numero de aulas que peguei recentemente, resolvi deixar apenas estas duas postagens para o mes de fevereiro (portanto cada uma valera 1 ponto), ainda estou me adaptando aos horarios e prometo que logo a situação se normaliza, vou estender essas postagens ate o dia 11 de março (devido ao carnaval), espero que todos participem e que compreendam também o atraso de minha parte.
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  16. Para Tais...
    nas obras de Portinari, principalmente as que ele representa o trabalho na lavoura, sempre evidenciou o porte físico dos escravos, exaltando o tamanho dos braços e pernas...
    abraços

    ResponderExcluir
  17. Para Flavia e para quem possa se interessar...
    uma coisa interessante de se saber sobre Botero, autor da ultima obra é que ele fez inumeras releituras de obras famosas, como por exemplo Mona Lisa, vale a pena da uma olhada neste dite:
    http://www.ocaiw.com/galleria_maestri/gallery.php?lang=pt&id=261

    ResponderExcluir
  18. Para Bruna...
    muito interessante mesmo seu ponto de vista sobre as obras, gostei bastante, mas acho que faltou uma pequena pesquisa sobre o contexto das obras, apenas a nivel de informação para que voce possa formar sua opiniao...ok?
    abraços

    ResponderExcluir
  19. Para Ludy...
    sim Ludy, tambem acredito que Botero fez uma bela critica ao pintar Frederico em quase uma forma de caricatura, pois creio que na obra original de Piero della Francesca, ele não teve a liberdade de pintar como realmente queria.
    abraços

    ResponderExcluir
  20. Para Chrystian...
    assim como a resposta da Bruna, gostei muito de sua opinião pessoal sobre as obras, mas acredito que faltou uma pequena pesquisa sobre o contexto em que as obras foram criadas
    abraços

    ResponderExcluir
  21. Para Uelton...
    bom, leitura de imagens serve exatamente para isso, para que possamos comparar e entender a intenção da Arte, você conseguiu ver essas obras por um lado muito interessante, pois apesar de toda liberdade que "dizem" que os homens conquistaram, muitos ainda vivem presos a conceitos e pre-conceitos falidos.
    abraços
    Silvanna

    ResponderExcluir
  22. Para Gabriel...
    e atualmente, os homens melhoraram o visual??? tenho minhas duvidas hein!?
    abraços

    ResponderExcluir
  23. Para Yara...
    ta desculpada...o importante é participar...rs
    em relação a primeira obra, é feita sim uma critica ao consumismo em massa, avanço da tecnologia e tal...precisamos mediar a importancia disso em nossas vidas, pois sabemos que todo excesso é prejudicial a todos em nossa volta, principalmente a natureza.
    abraços

    ResponderExcluir
  24. Para todos...
    encerro aqui a discussao dessa semana, peço desculpas pelos contratempos e aproveito para comunicar que as postagens serao de sexta a sexta, acho que ficara mais tranquilo para todos, e caso surgiu mais algum contratempo, vamos mudando ate acertar uma data que seja boa a todos.
    estou muito feliz, pois a participação de vocês tem sido muito boa, e fiquem a vontade para postarem mais de uma vez, ou ate mesmo discutirem entre vocês o tema da semana!

    abraços a todos e ate sexta-feira!

    ResponderExcluir
  25. Com o vídeo Fogo no Rancho (http://www.youtube.com/watch?v=ssHakHxNJck) percebi que Mazzaropi, além de artista, cantava, o que comprova que ele foi um artista que sempre estará na memória dos brasileiros, talvez por seu jeito divertido ou porque faz uma referência a cultura caipira brasileira, ao modo simples de viver.

    ResponderExcluir